Home / Notícias

Notícias

Novo referencial sobre Sistemas CAD já disponível

28 de julho de 2022

Novo referencial sobre Sistemas CAD já disponível

Documento desenvolvido no âmbito do projeto MetalShoe FabLab já está disponível online.

O CTCP e o CATIM desenvolveram, no âmbito do projeto MetalShoe FabLab, um guia (referencial técnico) sobre Sistemas CAD. Este referencial aborda a tecnologia associada aos programas CAD, e visa, sobretudo, apresentar a tecnologia, a sua história, os programas CAD mais utilizados e também as suas vantagens versus limitações.

Os programas CAD- Computer-Aided Design ou, em português, “desenho assistido por computador”, permitem criar, desenvolver e representar modelos virtuais nos mais diversos ambientes e estruturas, para as mais diversas aplicações, como por exemplo protótipos virtuais e/ou físicos.

Este documento aborda as tecnologias CAD e o seu possível impacto a nível industrial nas empresas dos setores da metalomecânica e do calçado em Portugal. Neste referencial são apresentadas as várias vantagens e limitações, bem como uma lista de programas CAD que podem ser usados para as mais variadas aplicações dentro de uma indústria, a diversidade de oferta destes programas e a sua importância numa produção cada vez mais digitalizada.

No caso do FabLab do CTCP, há uma oferta regular de formação em programas CAD, mais concretamente, nos diferentes módulos do MIND CAD. Estas formações, oferecidas fora do âmbito do MetalShoe FabLab, têm diferentes objetivos, como CAD 2D, CAD 3D, modelação de calçado e modelação de produtos de marroquinaria. Adicionalmente existe também a possibilidade de explorar outros programas como o Fusion360, Inventor, SolidWorks, TinkerCAD entre outros.

O documento já está disponível no website do projeto. Aceder AQUI.