Home / Notícias

Notícias

Digitalização dos Processos de Gestão e Fabris

28 de julho de 2022

Digitalização dos Processos de Gestão e Fabris

Novo Referencial Técnico já disponível

Num contexto marcado pela mudança de paradigma tecnológico e industrial, também conhecido por indústria 4.0 (i4.0), a digitalização assume um papel central, sendo essencial para a gestão de informação, a troca e análise de dados e para o controlo e automação.

Considerando que para as indústrias do calçado, metalúrgica e metalomecânica, a digitalização permite alcançar ganhos substanciais de eficiência nas várias tarefas do dia a dia das empresas, desde a gestão dos clientes, compras, vendas, etc., à própria gestão das operações, permitindo o acesso e registo de todo o processo fabril, o CTCP e o CATIM desenvolveram, no âmbito do projeto Metal shoe FabLab ,um guia (referencial técnico) sobre este tema.. Este referencial aborda temas como a digitalização dos processos de gestão, as várias vertentes e softwares disponíveis, a obtenção de informação, a digitalização dos produtos e do chão de fábrica, a Digital Twins e alguns exemplos de aplicação.

Este referencial foi desenvolvido no âmbito do projeto MetalShoe FabLab Network, apoiado pelo NORTE2020 e promovido pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) e pelo Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica (CATIM).

O documento já está disponível no website do projeto. Aceder AQUI.