Home / Notícias

Notícias

MetalShoe FabLab: sessão de lançamento e visitas

16 de setembro de 2021

MetalShoe FabLab: sessão de lançamento e visitas

O CTCP- Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e o CATIM- Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica apresentam, no próximo dia 7 de outubro, o Projeto MetalShoe FabLab Network, numa sessão que inclui visitas aos dois espaços laboratoriais.

O projeto de copromoção, MetalShoe FabLab Network, promovido pelo CTCP e CATIM, foca-se no reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de produtos e serviços, tirando partido da existência de importantes aspetos comuns e ligações fundamentais entre ambos os setores.

O MetalShoe FabLab Network visa:
- Sensibilizar as PMEs para os fatores críticos de competitividade, nomeadamente nos domínios da inovação e da transformação digital, disponibilizando laboratórios de fabricação que lhes permitam dispor do conhecimento e tecnologia necessários para a criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços e em simultâneo a aquisição de competências avançadas nestes domínios.

- Ser um interlocutor privilegiado com a comunidade científica e tecnológica nacional e com a indústria mais a montante, responsáveis pelo progresso tecnológico, acompanhando os desenvolvimentos mais recentes nestas áreas, de forma a que as empresas dos setores representados possam encontrar resposta atualizada para as suas questões quando decidam avançar para a integração das novas tecnologias (ex. manufatura aditiva, componentes de IoT, componentes que integram sistemas ciberfísicos, entre outros).

- Promover o desenvolvimento de atividades facilitadoras do empreendedorismo e da criatividade.

Após uma primeira fase de capacitação dos espaços destinados aos laboratórios de fabricação, o CATIM e o CTCP promovem, no próximo dia 7 de outubro, a apresentação do projeto a todo o público-alvo, estando incluída nesta apresentação a visita aos dois espaços laboratoriais. 

Reserve na sua agenda lugar para participar neste evento que decorrerá de acordo com o seguinte programa:

14:00h – Abertura - Leandro de Melo | Diretor Geral - CTCP

14:30h – Apresentação do projeto Metalshoe FabLab Network - Cristina Marques (CTCP) Vânia Pacheco (CATIM)

15:00h – Visita ao FabLab no CTCP

15:30h – Saída para CATIM (Porto) *

16:30h – Visita ao FabLab no CATIM

17:00h – Encerramento - Nuno Araújo | Diretor Geral - CATIM

Disponibilizamos transporte para a visita ao CATIM

Inscrições
A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição. Inscrições AQUI.